Resenhas de livros

Organização e produtividade

Saúde e bem-estar

Café com Deus Pai – Junior Rostirola

Se você fica por dentro quando o assunto é literatura, acredito que você tenha ouvido falar sobre o livro Café com Deus Pai por aí. Afinal, a edição de 2023 é um dos mais vendidos no país na categoria de autoajuda, segundo a Veja, e a edição de 2024 já assume o primeiro lugar na lista no momento que escrevo esse post.

Eu conheci o livro e o autor em maio de 2023, quando comecei a fazer o devocional. Mas antes de falar sobre o livro, deixa eu contar a história de como eu cheguei até aqui.

Café com Deus Pai

Porções diárias de renovação (2023)

Autoria:
Junior Rostirola

Editora:
Vida

Ano de lançamento:
2022

Páginas (nº):
424
A vida é cheia de desafios. Não são poucas as vezes em que acordamos pensando em uma fórmula que resolva todos os nossos problemas, tanto os que já conhecemos como aqueles que enfrentaremos um dia. Porém, a verdade é que o único momento capaz de ser vivido é o presente, e nada adianta gastarmos tempo com questões que fogem do nosso controle. Agora, imagine ter a chance de parar por alguns instantes e desfrutar de um agradável momento com alguém que tenha a resposta para todas as nossas preocupações. Essa é a experiência que você encontrará no decorrer destas páginas. Ao longo de devocionais diários, lhe convidamos para um encontro com Deus que, além de ensinar uma nova forma de apreciar uma xícara de café, mostrará como a vida também pode ser saboreada. Sim, o Pai deseja tomar café com você. E o sabor desse grão será incomparável a tudo o que já provou.

Eu nunca fui uma pessoa de fé. Minha família é católica, mas daquelas que decoram a oração e a recitam sem pensar – ou, pior, pensando nas mil coisas que os esperam depois. Rezam com pressa, no automático, e conhecem um Deus que, na maioria das vezes, não é presente, próximo ou amoroso. Cresci e simplesmente aprendi a rezar, a decorar um amontoado de palavras que, juntas, formam a oração.

Ia para a igreja muitas vezes durante a infância e raras vezes (de forma obrigatória) na adolescência e na vida adulta. E das vezes em que fui, na maioria delas eu não entendia o que estava sendo dito. Até porque, aqui onde moro hoje, é costume ler uma passagem da Bíblia sem explicar ou aplicar aquilo às nossas vidas. Simplesmente leem, e a gente só aceita e diz “amém”.

Eu percebia que as pessoas ao meu redor tampouco pareciam entender alguma coisa. Estavam no automático, crendo que ao estar presente somente em corpo já era suficiente pra Deus.

Mas durante a maternidade tudo mudou. Eu costumava pensar que receber um ser humano nos braços só podia ser um presente dos céus. E, quando nos tornamos mães, nossos medos triplicam. A gente aprende a dobrar os joelhos e pedir pelos nossos, e agradecer as pequenas graças recebidas.

Por isso, desde que a minha primeira filha nasceu, eu senti a necessidade de crer em algo maior do que a minha vida. Sentia que faltava preencher uma parte de mim – que não seria uma pessoa ou algo material. Eu estava buscando aquele algo a mais, aquilo que não vemos, mas cremos; eu estava precisando retomar a minha fé, mas de uma forma totalmente diferente daquela que aprendi.

E como se fosse pra ser, comecei a ver muitas pessoas falando sobre o livro Café com Deus Pai. Aquilo me interessou, e depois da milésima postagem (pois parecia que todo mundo que eu conhecia estava fazendo o devocional), resolvi assistir uma pregação do Pastor Junior Rostirola, autor do livro. A mensagem acertou em cheio no meu coração, e comprei o livro na mesma hora.

Devocional é a demonstração da devoção e admiração por algo ou alguma coisa, normalmente relacionado com aspectos religiosos. No âmbito religioso, devocional é o período de tempo que uma pessoa separa para se dedicar a Deus, ou seja, fazer orações, agradecimentos, leituras e discussões sobre a Bíblia. Por norma, alguns cristãos dedicam algumas horas ou minutos do dia para declarar e enaltecer o amor por Deus, este momento é chamado de “devocional diário”.

Fonte

Café com Deus Pai

Café com Deus Pai possui uma mensagem para cada dia do ano, contendo uma passagem da Bíblia, uma citação em destaque, uma indicação de leitura bíblica e espaço para anotações. Muito mais do que apenas ler a palavra, o autor a adequa à nossa realidade, ensinando-nos a aplicar os ensinamentos de Jesus nos dias de hoje.

Uma das grandes ênfases da obra é a importância de cultivar uma relação íntima com Deus, com base nas escrituras, apresentando-o como um pai amoroso e presente, e sem estar preso a uma religião específica. Em vez disso, o autor destaca a essência desse relacionamento mais próximo com Deus, enfatizando a liberdade espiritual e a conexão pessoal.

O ponto central do livro reside na representação de Deus como um pai amoroso, presente e interessado na vida de seus filhos. Além disso, o livro é repleto de exemplos da vida do autor, que mostram de forma vívida as ideias apresentadas, tornando mais palpável a relação proposta entre pai e filho – entre nós e Deus.

O autor utiliza uma linguagem simples e direta ao longo de todo o livro, o que facilita a compreensão e a conexão imediata com o leitor. A leitura é extremamente fluída, o que torna a absorção das ideias propostas uma experiência envolvente e cativante.

Em resumo, Café Com Deus Pai é uma leitura instigante e inspiradora que busca promover um entendimento mais íntimo e libertador da relação entre o ser humano e Deus, independentemente de crenças religiosas, mas focando na essência do relacionamento pessoal com o divino.”

Comecei a fazer o devocional em maio e, embora não tenha feito todos os dias, tentei ao menos ler ou ouvir rapidamente a mensagem. Aquilo começou a me fazer bem, e passei a buscar entender mais sobre Deus, Jesus e a Bíblia. Parecia que aquele vazio não estava mais tão evidente no meu peito.

Café com Deus Pai 2024

O devocional Café com Deus Pai 2024 já está disponível no site do autor e em diversas livrarias online e físicas. Eu adquiri o meu na pré-venda em capa dura. Neste ano que se inicia, estou empolgada para iniciar o meu devocional com ainda mais dedicação.

Kathryn Erskine – Passarinha

Kathryn Erskine – Passarinha

ler artigo
Josh Malerman – Caixa de pássaros

Josh Malerman – Caixa de pássaros

ler artigo
Leila Howland – Rapunzel e a lagoa perdida

Leila Howland – Rapunzel e a lagoa perdida

ler artigo

Comente este post!

  • Emerson

    Quem faz devocional possui uma relação mais íntima com Deus. Isso é muito bom e aumenta nosso nível de intimidade com o divino. Fiquei interessado por esse livro. Parece ser marcante.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    responder
  • Marina

    Ei Gabi, amei ler a sua história com a fé. Entendo totalmente o que disse, mesmo que ainda não passei pela maternidade. Mas sei que crer em algo maior que nós também nos faz ser menos egocêntricos e egoístas. Há uma frase de Dostoiévski que diz, “existe no homem um vazio do tamanho de Deus”, e eu acredito tanto nisso que só Ele conseguiu preencher meu coração. Hoje, Deus é tudo pra mim! Que você possa estar experimentando cada diz mais desse amor também <3

    responder