A vida é feita de ciclos. O que antes fazia sentido, passa a ser desnecessário. O que um dia foi o melhor plano do mundo, começa a parecer indiferente. Ciclos vêm e vão. Minha vida está passando por uma grande mudança, e o blog não ficaria para trás.
O Fluffy completa 13 anos neste mês de novembro. Quando eu escrevi o primeiro post e coloquei o blog no ar, lá em 2010, eu tinha apenas 20 anos. As coisas eram muito diferentes do que são hoje.
O blog é como uma extensão de quem eu sou (gosto de “blogar” desde que me conheço por gente), então ele precisa fazer sentido pra mim e para a fase que estou vivendo. E, por muitas vezes, achei que um assunto mais pessoal poderia não caber aqui pois eu não me sentia mais tão próxima dele. Então, com tantas mudanças, é natural que ele acabaria sendo deixado de lado.
Mas também tive outro motivo para não ter atualizado mais o blog com tanta frequência: o próprio nome dele.
Em 2010 a palavra Fluffy fazia sentido na minha realidade. Eu tinha um estilo diferente. Hoje em dia, essa palavra já não significa muita coisa pra mim.
É por isso que, a partir de agora o Fluffy deixa de ser Fluffy. Esse blog passa a ter o meu nome apenas. Simples, claro, direto ao ponto. Sem slogan, sem promessa de conteúdo e com a vontade cada vez maior de registrar meus pensamentos e sentimentos, que é, para mim, a essência do blog e o motivo pelo qual eu comecei em 2010.

Um pouco do que vivi em 13 anos de Fluffy
13 anos é muita coisa! Nesse tempo, conheci vários blogueiros (alguns tenho contato até hoje), fiz parcerias com editoras, lojas e autores incríveis, viajei para várias Bienais do Livro e aprendi muito! Eu comecei a gostar de ler antes do blog, mas foi a partir dele que esse hábito virou paixão, e minha vontade de incentivar as pessoas através da leitura só cresceu.

Nas fotos acima, voltei no tempo e relembrei várias viagens a Bienais do Livro, os 10 anos do blog, visita a uma editora e participações em concursos. Esses foram poucos dos muitos momentos especiais que o Fluffy me proporcionou ao longo de todos esses anos.
Retrospectiva das fases do Fluffy
Minha história de blogs sempre foi marcada pelas minhas fases de layouts, pelo menos pra mim. Afinal, meu lado designer ansiava por criar, e pra falar a verdade, o blog também surgiu porque eu adorava fazer isso. Então, vou fazer aqui uma retrospectiva dos layouts antigos, aliado às fases que o blog Fluffy passou com cada um deles.



O começo do Fluffy refletia bem o meu estilo mais adolescente, iniciando com cores escuras e depois indo para o rosa, bem menininha. Os dois primeiros layouts acima duraram pouco, enquanto o terceiro marcou uma fase de crescimento, onde muitas parcerias chegaram e o blog começou a criar seu espaço no meio literário.



Eu amei tanto as fases dos layouts acima! O primeiro marcou muito as parcerias com editoras, e pela primeira vez eu trouxe a imagem do pássaro para a arte. O segundo inaugurou a ilustração de mim, com o pássaro, o notebook e os livros. Eu me apaixonei por essa arte! Foi aqui que o blog se tornou responsivo, adaptado para todos os tamanhos de tela. O terceiro era totalmente novo e mais clean, e eu também lembro com muito carinho e nostalgia daquela fase nova.



Os dois primeiros temas são da mesma fase do anterior, mas com artes diferentes e, pela primeira vez, com programação terceirizada. Ai, como eu amei esses layouts! O último dessa lista foi ao ar depois de um tempão com o blog desatualizado, e era super clean e branquinho, bem diferente do estilo usado até então. Mas não durou muito…



Acima são três temas iguais, mas com artes diferentes. Tentei um estilo mais simples só com foto e lettering, logo após voltei com a ilustração, e depois fui para algo bem diferente, mais logotipo mesmo. Apesar de eu ter investido tempo e dinheiro nesses layouts, nenhum deles me marcou muito.



Por fim, esses três últimos são o mesmo tema que uso hoje, porém com artes diferentes. O primeiro e o segundo seguiam a mesma marca anterior, enquanto o terceiro marcou uma fase na minha vida, em que mudei radicalmente meu estilo e cores favoritas. Gosto tanto desse último que ele ficou, praticamente inalterável, nesse blog novo.
Um adeus, e um olá a novos começos
Chegou o momento de dar adeus ao Fluffy, e faço isso com a certeza de ser a coisa certa, mas com muita dor no coração. Ele representou e ainda representa muito para mim, mas é necessário dar esse passo para novos começos.
Sou imensamente grata a tudo o que aconteceu nesses anos, e a tudo o que o Fluffy me proporcionou. A cada um e cada uma que deixou um comentário, que visitou ou que chegou agora mas leu até aqui, a minha gratidão. O Fluffy sempre terá um lugar muito especial no meu coração. Mas agora é hora de recomeçar.
Emerson
Sucesso nessa nova jornada. Que você possa ser feliz e realizar os seus sonhos.
Boa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia